TRÍPLICE BACTERIANA ( DTPA)

A vacina contra a difteria, o tétano e a coqueluche pode estar combinada com outras vacinas e a escolha e a indicação da apresentação são prerrogativas do médico.

Indicação: Proteção contra a difteria, tétano e coqueluche. A vacina acelular é menos reatogênica do que a vacina de células inteiras dos postos de saúde. Integra a rotina de vacinação para crianças a partir dos 2 meses aos 7 anos de idade.

Contraindicações: Crianças a partir de 7 anos de idade; hipersensibilidade aos componentes da vacina (anafilaxia), encefalopatia dentro de 7 dias após vacinação imunização prévia da vacina com o componente pertussis (coqueluche); alergia grave (anafilaxia) a componentes da vacina.

Esquema de doses: 3 doses+ reforços – a primeira dose com 2 meses de idade, a segunda com 4 meses e a terceira com 6 meses. Um reforço aos 15 meses e outro reforço entre 4 e 6 anos de idade. Após isso, reforço de 10 em 10 anos com a vacina DT(dupla do tipo adulto) ou, preferencialmente, com a vacina dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto).

Eventos Adversos: Febre e reações locais (dor, vermelhidão e edema) são as mais comuns. Raramente pode ocorrer: irritação, choro intenso, síndrome hipotônica-hiporresponsiva.

Apresentações: Vacina tríplice bacteriana acelular pediátrica: DTPa. Vacina tríplice combinada a outras vacinas:
Tetra Hib – DTPa + Hib (tríplice + hemófilo b)
Tetra HB – DTPa + HB (tríplice + hepatite B)
Tetra com polio – DTPa + IPV (tríplice + pólio inativada)
Quíntupla – DTPa + Hib + IPV (tríplice + hemófilo b + pólio inativada)
Sextupla – DTPa + Hib + IPV + HB (tríplice + hemófilo b + pólio inativada + Hepatite B)
As vacinas DTPa e combinadas são apresentadas em monodose; apresentações com hemófilo b têm liófilo a ser diluído

Via de aplicação: Intramuscular.

Vacinas disponíveis - Prime Vacinas