MENINGOCOCICA B

Indicação: Proteção contra doença meningocócica invasiva (meningite, meningococcemia) causada pelo meningococo do tipo B.

Quem pode se vacinar: Crianças a partir de 2 meses, adolescentes e adultos até 50 anos de idade.
Contraindicações: Apenas as contraindicações gerais de todas as vacinas: quadro febril agudo ou alergia grave (anafilaxia) a um dos componentes da vacina.

Esquema de doses:
As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso rotineiro de duas doses (aos 3 e 5 meses de vida) e um reforço (entre os 12 e 15 meses) na vacinação infantil. No entanto, caso a primeira dose não seja aplicada aos três meses de vida, o esquema pode variar:
* Crianças de 3 a 5 meses: duas doses aos 3 e 5 meses de idade (intervalo de 2 meses entre as doses), com um reforço entre 12 e 15 meses, no mínimo seis meses após a última dose do esquema primário.
* Crianças de 6 a 11 meses: duas doses com intervalo de 2 meses e reforço entre 12 e 15 meses de idade, com intervalo mínimo de 2 meses da última dose do esquema primário.
* Crianças entre 12 meses a 23 meses: duas doses com intervalo de dois meses, e reforço entre 12 a 23 meses após a última dose do esquema primário.
* Crianças a partir de 24 meses e adolescentes devem receber duas doses, com intervalo de um mês, sem reforços. O mesmo vale para adultos com até 50 anos em situações que justifiquem a vacinação.A vacinação pode ser antecipada para os 2 meses de vida. Nesse caso, são recomendadas três doses, com intervalo mínimo de um mês, e uma dose de reforço entre os 12 e 15 meses, com intervalo de seis meses em relação às doses do esquema primária..Eventos Adversos: reações locais (dor, vermelhidão, inchaço e calor no local da aplicação) e febre, principalmente nas seis primeiras horas após a vacinação, que geralmente regride em 72 horas.

Reações Adversas: Dor, vermelhidão, enduração locais. Podem ocorrer febre e irritabilidade.

Via de aplicação: Intramuscular.

Vacinas disponíveis - Prime Vacinas