HPV

Atualmente existem duas vacinas diferentes contra o HPV. Cabe ao médico decidir qual vacina será recomendada.

Indicações: Protege contra as doenças causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Alguns tipos de HPV estão envolvidos no surgimento das verrugas genitais (ou condilomas) e outros tipos relacionam-se ao desenvolvimento de câncer genital (colo de útero, vulva, vagina, pênis, ânus). Virtualmente todo câncer de colo de útero é causado por infecção pelo HPV.

Quem pode se vacinar: Duas vacinas estão disponíveis no Brasil: uma contendo os HPVs dos tipos 6, 11, 16, 18, licenciada para meninas, meninos e jovens de 9 a 26 anos de idade e outra, contendo os HPVs dos tipos 16 e 18 , licenciada para meninas e mulheres a partir dos 9 anos de idade.A vacinação de mulheres com mais de 26 anos, com ambas as vacinas, é considerada segura e eficaz por órgãos regulatórios de muitos países. Mulheres mesmo que previamente infectadas podem se beneficiar da vacinação.

Contraindicações: Hipersensibilidade aos componentes da vacina (anafilaxia), e gestação (pois não existem estudos de segurança).

Esquema de doses: 3 doses, sendo a segunda um ou dois meses após a primeira e a terceira seis meses após a primeira. A vacina HPV deve ser iniciada o mais precocemente possível, a partir de 9 anos de idade. O PNI adotou esquema de vacinação estendido: 0-6-60 meses para meninas menores de 13 anos

Reações Adversas: geralmente locais (dor, vermelhidão, inchaço, prurido). Reação sistêmica (febre) também é rara.

Via de aplicação: Intramuscular.

Vacinas disponíveis - Prime Vacinas