HEPATITE B ( ADULTO E INFANTIL)

Indicação: Proteção contra a hepatite causada pelo vírus B.

Quem pode se vacinar: Crianças, adultos e idosos. A vacina integra a rotina de imunização infantil, mas é recomendada para indivíduos de todas as idades.

Contraindicações: Gerais de todas as vacinas: quadro febril agudo ou alergia grave (anafilaxia) a um dos componentes da vacina.

Esquema de doses:
Crianças e adultos: três doses, sendo a segunda um ou dois meses após a primeira, e a terceira seis meses após a primeira dose. A primeira dose das crianças deve ser administrada nas primeiras 12 a 24 horas de vida, pois 90% dos recém-nascidos que são contaminados durante o parto desenvolvem hepatite crônica.
Prematuros com menos de 2000g ou 36 semanas de gestação: recomendam-se obrigatoriamente quatro doses, sendo a primeira com 12 a 24 horas de vida, a segunda com um mês de idade, a terceira um mês após a segunda dose e a terceira seis meses após a segunda dose.
Imunodeprimidos e pacientes renais crônicas: é necessário analisar resposta imunológica para se avaliar necessidade de modificação deste esquema, conforme indicação médica.
Obs: no sistema público, em virtude da vacina de tríplice de células inteiras combinada à vacina do hemófilo b e da hepatite B ser a única disponível para a rotina das crianças até 6 meses de idade, uma dose extra da vacina da hepatite B precisou ser acrescentada aos 4 meses de idade

Eventos Adversos: Raros (menos de 5%). Geralmente reações locais (calor, vermelhidão, dor), até 24 após a aplicação.

Apresentações:
Vacina Simples: Vacina hepatite B infantil e adulto
Vacinas Combinadas: Vacina Hepatite A e B
Hexa: Tríplice acelular (DTPa) + Hib + IPV + Hepatite B (infantil)

Via de aplicação: Intramuscular.

Vacinas disponíveis - Prime Vacinas